domingo, 27 de abril de 2014

GESTAÇÃO COMPLETA - COELHA COM CRIA - O QUE FAZER?




 

Gestação completa (Coelha com Cria, o que fazer?)


GESTAÇÃO COMPLETA - COELHA COM CRIA - O QUE FAZER?




GRAVIDEZ (coelha com cria)


NÓS DO BLOG PELUDOS E FOFOS SOMOS TOTALMENTE A FAVOR DA CASTRAÇÃO!
PENSE ANTES DE CRUZAR SUA FÊMEA, POIS
O NUMERO DE COELHOS ABANDONADOS VEM AUMENTANDO MUITO A CADA ANO.
LEIA SOBRE CASTRAÇÃO EM COELHOS AQUI:
CASTRAÇÃO EM COELHOS É SEGURA?




A gestação na coelha dura em média 30 a 31 dias podendo oscilar entre 28 a 34 dias.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS IMPORTANTES E DUVIDAS FREQUENTES: 


*DURANTE A GESTAÇÃO, REFORCE A ALIMENTAÇÃO DA COELHA COM LEGUMES, FOLHAS E FRUTAS  VEJA AQUI OS ALIMENTOS QUE OS COELHOS PODEM COMER


*MANTENHA ELA EM UM LOCAL PROTEGIDO, AQUECIDO ( SEM CORRENTES DE AR, CHUVA OU SOL EM EXCESSO) 


*NÃO TEM MUITO COMO TER CERTEZA SE A COELHA ESTÁ PRENHA OU NÃO, MAIS SE HOUVE CRUZA , É QUASE CERTO QUE ELA ESTEJA REALMENTE PRENHA

* RECOMENDO NÃO DEIXAR A COELHA TER CRIA DENTRO DA GAIOLA, POIS O NUMERO DE MORTE TAMBÉM AUMENTA MUITO, POIS OS BEBÊS NORMALMENTE SAEM DO NINHO E ACABAM MORTOS PRESOS ENTRE AS GRADES 


* MANTER ELA SOZINHA SEM OUTROS COELHOS JUNTOS,POIS OUTROS COELHOS  PODEM MATAR OS FILHOTES.


* CASO ELA NÃO PREPARE UM NINHO, PREPARE VOCÊ MESMO USANDO CAIXA (PAPELÃO, MADEIRA, PLÁSTICO) FORRANDO COM PEDAÇOS DE PANOS, COBERTORES..... CASO ELA FIQUE MUITO SUJA DE XIXI (AO EXTREMO), TROCAR A CAIXA POR OUTRA LIMPA


* EM HIPÓTESE ALGUMA MANTENHA ELA SOLTA EM QUINTAL QUANDO ESTIVER PRÓXIMO AO PARTO, POIS ELA FARÁ UM GRANDE BURACO E DEIXARA OS BEBÊS LÁ DENTRO E AS CHANCES DE ÓBITO É ENORME E OUTROS ANIMAIS PODEM MATAR OS FILHOTES AINDA INDEFESOS


* APÓS O PARTO AS COELHAS JÁ ESTÃO APTAS A PEGAR UMA NOVA CRIA, PORTANTO MANTENHA ELA SEPARADA DO MACHO, CRIAS SEGUIDAS SOBRECARREGAM E COMPROMETEM A SAÚDE DA COELHA, PODENDO LEVA-LA A MORTE.


* É NORMAL A COELHA AMAMENTAR OS COELHOS POUCAS VEZES AO DIA ( DUAS OU TRÊS VEZES) E A DURAÇÃO DAS MAMADAS COSTUMAM SER DE NO MÁXIMO 5 MINUTOS POR VEZ)


* CASO TENHA DUVIDA SE A COELHA ESTÁ AMAMENTANDO OS FILHOTES OU SE O LEITE ESTÁ SENDO SUFICIENTE, PEGUE OS BEBÊS COM LUVAS E OBSERVE SE A BARRIGUINHA ESTÁ BEM REDONDO E DURINHA, CASO ACHE QUE ESTÃO FRACOS, RETIRAR OS FILHOTES DA MÃE E PROSSEGUIR COM O TRATAMENTO PARA COELHOS ÓRFÃOS OU REJEITADOS COM LEITE EM PÓ ESPECIFICO "PET MILK PARA GATOS ÓRFÃOS VENDIDO EM PET SHOPS" OU (VER RECEITA E OUTRAS OPÇÕES NO  LINK AQUI http://peludosefofos.blogspot.com.br/2011/12/faca-vc-mesmo-leite-para-filhotinhos.html


* SE A COELHA MATAR ALGUM FILHOTE OU TIVER REAÇÕES DE ATAQUE, É MELHOR RETIRAR TODOS OS BEBÊS DA MÃE E TAMBÉM PROSSEGUIR COM O TRATAMENTO A CIMA E MANTÊ-LOS BEM AQUECIDOS POIS ELES NASCEM SEM PELO








O NINHO

                                                          Esse é um tipo de ninho padrão






Quando a Luninha deu cria eu fiz dessa forma.. coloquei uma caixa e um pano em cima pq nessa época estava super frio e os bebes nascem sem pelinho... na parte da flechinha menor é a entrada.. deu certo... só não pode deixar os bebezinhos saírem do ninho antes da hora..

Se não eles acabam morrendo !!! depois dos 15 dias mais ou menos, eles começam a sair do ninho e comer ração e tomar agua (mas ainda vão continuar mamando)



Colocar um ninho com um pouco de feno, palha (EU PREFIRO USAR PANOS) , três ou quatro dias antes da data prevista para o parto. Não use serragem , pois podem causar conjuntivite e problemas respiratórios. A coelha completará o ninho com os pelos que arranca de si mesma para proteger os coelhos.
Verifique o ninho diariamente para checar se todos os filhotes estão vivos e juntos um ao outro, para que se aqueçam. Caso não estejam, o melhor é reuni-los. Cuidado ao manusear as coisas.. é melhor esta usando luvas e evitar mexer .. porque as vezes a mãe acaba rejeitando e comendo os filhotes por sentir outro cheiro neles.



                                                                  O PARTO

Quando se aproxima o momento, a fêmea permanece deitada e apática, e pode ocorrer que rejeite os alimentos durante 1 ou 2 dias antes do parto. O ambiente deve estar tranquilo e a coelha parirá sem nenhum tipo de ajuda, expulsando os filhotes de um em um durante cerca de 30 minutos. A mãe limpará seus filhotes lambendo-os e engolindo algumas sobras do parto e lhes dará de mamar (nem sempre é em seguida).





                                                          OS  FILHOTES




O número de filhotes varia segundo a raça. Geralmente nascem entre 4 a 6 filhotes  Dormem todos juntos de modo a se manterem aquecidos. As mães dão de mamar DUAS vezes por dia.





DESENVOLVIMENTO DOS FILHOTES :

IDADE CUIDADOS

 











Recém nascidos: surdos, olhos fechados e sem pelos Verificar se estão se alimentando
3 dias: aparecem as indicações de cores do pelo. Observar se há subnutridos ou mortos
7 dias: duplicam o peso, definem-se os pelos. Higienizar e conferir o ninho
10 dias: os olhos se abrem .Observar se há sinais de conjuntivite
12 dias: abrem-se os ouvidos .Conferir narinas e olhos
15 dias começam sair do ninho e continuam a mamar.Fornecer água
18 dias: começam a comer no comedouro da mãe. Desvermifugar comedouro
21 dias: saem do ninho. Retirar o ninho
1 mês: alimentam-se como a mãe .Fornecer suplemento vitamínico
6 semanas: melhor momento para desmame Retirá-los da gaiola da mãe
2 a 3 meses: primeira muda de pelos Separar os machos das fêmeas para não haver riscos de procriação -
Consulte um veterinário a respeito de castração


Não é recomendável tocar os filhotes até 2 dias depois do parto, sem que suas mãos estejam com luvas limpas e sem cheiro. Odores estranhos podem fazer uma coelha rejeitar sua cria.






A AMAMENTAÇÃO DOS FILHOTES:









A coelha amamenta seus filhotes durante aproximadamente 3 a 5 minutos, em uma ou duas vezes ao dia. Convém que nessas horas não se entre na maternidade nem se faça limpezas para não interromper.

O leite é o único alimento de que dispõem os filhotes até o 15º ou 18º dia, quando começarão a comer no comedouro da mãe.





A ALIMENTAÇÃO DOS FILHOTES










 Devemos zelar pela limpeza dos alimentos, dos comedouros e dos bebedouros, principalmente quando os coelhos iniciam o processo de ingestão de alimentos. Devemos assegurar-nos de que alcancem os bebedouros por volta dos 15 dias de idade.





O DESMAME DOS FILHOTES






O desmame é o período em que os coelhos deixam definitivamente a alimentação baseada exclusivamente no leite materno, para tomar alimentos sólidos e secos. Eles são retirados da gaiola da mãe a partir de 45 dias aprox.







OUTROS POSTS RELACIONADOS:

A MINHA COELHA NÃO AMAMENTA OS FILHOTES:
http://peludosefofos.blogspot.com.br/2011/12/minha-coelha-nao-amamenta-os-filhotes-o.html?showComment=1363057656313#c613863821890972389
RECEITA DE LEITE MATERNO SUBSTITUTIVO PARA ANIMAIS REJEITADOS, ÓRFÃOS OU ABANDODOS:

http://peludosefofos.blogspot.com.br/2011/12/faca-vc-mesmo-leite-para-filhotinhos.html  



Posição correta para amamentar um animal

  AVISO NOVAS REGRAS, LEIA AQUI ANTES DE COMENTAR :

Leitores e amigos, precisei alterar as opções dos comentários, a partir de agora eles serão moderados devido ao desrespeito das pessoas com os animais.Este blog é serio e ama os animais, a intenção é informar e ajudar, não apoiamos de forma alguma qualquer forma de abuso e exploração de coelhos (ou quaisquer outros animais), pessoas com intuito de criações para abates não são bem vindas aqui NUNCA.


SE VOCÊ AINDA FICOU COM ALGUMA DUVIDA RELACIONADA A GESTAÇÃO, PROCURE LER NOS COMENTÁRIOS POIS TEM MUITAS DUVIDAS JÁ RESPONDIDAS, SE FOR PERGUNTAR POR FAVOR, ME EXPLIQUE A SITUAÇÃO EM DETALHES, POIS TAMBÉM SOU COMPLETAMENTE CONTRA A PESSOAS QUE DEIXAM A COELHA PEGAR CRIA O TEMPO TODO E PIOR, SEM A MENOR RESPONSABILIDADE OU CUIDADO.POR TANTO PEÇO QUE NÃO ME MANDEM NENHUMA PERGUNTA DO TIPO: "AIIII MINHA COELHA FICA SOLTA NO QUINTAL, ELA FEZ UM BURACO E OS FILHOTES MORREM LA DENTRO, O QUE EU FAÇO?, AI ESTOU TÃO TRISTE, PQ ISSO SÓ ACONTECE COMIGO?"  OU ENTÃO, "AIIII NÃO ENTENDO MINHA COELHA DÁ CRIA NO MATO (CHUVA, AO AR LIVRE, SOLTA E LARGADA, SEM NINHO..)  E OS FILHOTES MORREM.. PQ SERÁ?" BOM PESSOAL, É ISSO, O RECADO NÃO É PARA TODOS, DE FORMA ALGUMA, A INTENÇÃO DO BLOG É AJUDAR PESSOAS QUE REALMENTE AMAM OS COELHINHOS... E TRATAM COM TODO CUIDADO QUE MERECEM !!!




CURTIR A PAGINA NO BLOG NO FACEBOOK AQUI: CLIQUE AQUI











 

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Faça vc mesmo: Caminha Fashion de Caixote




Hoje o Faça vc mesmo é muito rápido e simples !!!
É uma caminha super fofa  >.<
Achei simples, porem super paty e fashion <3



Materiais Básicos :

* Caixote
* Lixa para madeira
* Tinta
* Almofada ou Travesseiro
* Criatividade




Como fazer? 

Retire com alguma ferramenta a parte da frente do caixote, lixe para tirar as lascas de madeira, observe para ver ser não tem nenhum prego ou grampo, para não machucar o animal.
Pinte, decore, deixe secar muito bem.
Forre colocando uma almofada, travesseiro ou colchão.
Essa é apenas uma ideia, a sua caminha poderá ser mais sofisticada ou mais simples ;)
Só não tem desculpas para deixar seu animal passar frio com tantas opções de caminhas e casinhas que temos aqui no blog !!!







sexta-feira, 18 de abril de 2014

Receitinha ilustrada: Brigadeiro e Picolé de Nutella


Hoje começa uma série de receitas ilustradas. 
São essas receitinhas que acabamos vendo pelo Face....  por blogs e sites a fora...
Vou começar com o tradicional e delicioso brigadeiro *.* que tal preparar essa delicia agora mesmo?
e também picolé de Nutella... tem como ficar ruim?



Clique na foto para aumentar






Beijo, volto em breve !!! 


curtam a Fan Page no Face: clique aqui

quarta-feira, 16 de abril de 2014

ESPECIAL DE PÁSCOA: Bolo de Coelho e Pão de urso





Boa noite pessoal !!! que tal fugir um pouco do óbvio e preparar um bolo super estilizado nesta Páscoa?
Hoje não venho trazer uma receita, mas sim uma ideia....
Olha que ideia fantástica !!!
Vocês vão precisar de dois bolos redondos sem furo no meio, é só cortar como indica na foto abaixo e decorar da forma que quiser!!!






 

A próxima ideia é de um pão com formato de urso, vejam que amor *.*





Eu acho que eu teria dó de cortas ambas as receitas !!! kkkk...




Temos também aqui no blog, a tradicional receita de ovo da Páscoa na colher, huuum !!!
 http://peludosefofos.blogspot.com.br/2013/03/culinaria-da-semana-ovo-recheado-como.html


Bom, mas não vamos esquecer do verdadeiro sentido da Páscoa !!! que é o Amor Puro e Verdadeiro de Jesus por todos nós !!!



Amigos curtam a Fan Page no Face: clique aqui


terça-feira, 15 de abril de 2014

ESPECIAL DE PÁSCOA: Faça vc mesmo, coelho de E.V.A



Olá pessoal, voltei hoje com mais um faça vc mesmo.
Minha sogra que é professora, fez estes lindos coelhinhos prendedores feito em EVA, para prender junto aos ovos de chocolate que serão distribuídos na escola.


Materiais:
- Folhas de EVA
- Moldes encontrado na internet com desenhos desejados
- Cola quente
- Tesoura
- Prendedor de roupas 
- Tintas ou Canetinhas
- Algodão
- Criatividade

Vejas as fotos abaixo e inspire-se ;)




Pendurados na Arvore...




 detalhe, visto por dentro




Eu adorei os meus coelhinhos >.<





Curta a Fan Page no Face: Pagina Peludos e Fofos

domingo, 13 de abril de 2014

ESPECIAL DE PÁSCOA: Unhas para a Pascoa




Olá pessoal, hoje estou passando rapidinho para dar uma dica para todas as mulheres que adoram coelhinhos e ser bonita, vim compartilhar com vocês um vídeo super fofo que vi no youtube.
Eu achei fácil e super fofo, vamos deixar nossas unhas estilosas nessa Páscoa ?





Ainda nessa semana volto com mais dicas para Páscoa (receitinhas e faça você mesmo)




 
PS / AVISO: perdoem minha ausência, eu estou em um  projeto, que é um novo blog que não tem nada a ver com o peludos e fofos, é um blog sobre esportes e minhas aventuras a bordo de um caiaque rosa <3 ele tá bem no inicio ainda, nesse blog vou mostrar todo meu amor pela natureza, por fotos e aventuras... breve irei compartilhar muitas fotos e vídeos, conheçam meu novo blog Blog meu caiaque rosa , mas não se preocupem, eu não abandono o peludos e fofos nunquinha, pois é meu primeiríssimo amor, curtam a pagina no face, eu adoro conversar com vcs pelo face Fan page blog peludos e fofos






Acessem também outros posts antigos com o mesmo tema, coelhos nas unhas, unhas fofas e animais nas unhas.

http://peludosefofos.blogspot.com.br/2012/04/coelhos-nas-unhas-passo-passo-tutorial.html 

http://peludosefofos.blogspot.com.br/2012/04/animais-nas-unhas.html 

http://peludosefofos.blogspot.com.br/2012/10/tag-beleza-unhas-fofas.html 






Volto em breve trazendo mais ideias legais para a Páscoa. Beijos.