domingo, 11 de dezembro de 2011

A castração em coelhos é segura?






                 A castração em coelhos é segura?



PS: Eu recomendo fortemente a castração para todos animais!!! eles se tornam muito saudaveis !!!  Animais castrados são felizes !!!


No passado,os coelhos tinham a reputação de terem dificuladades com a anestesia, mas o risco da anestesia dos coelhos caiu muito nos últimos anos. A cirurgia em coelhos saudáveis é tão segura quanto a dos gatos. Contudo um risco baixo não significa risco nenhum. As cirurgias podem ter complicações inesperadas. Mas os benefícios para os coelhos são muito maiores do que o risco muito pequeno.
Os coelhos mais velhos e aqueles com pouca saúde são mais difíceis de castrar de forma segura. Se o seu coelho tiver mais de 3 anos de idade ou tenha problemas médicos (tais como obesidade, doenças nos dentes ou outros problemas), voce precisa discutir com o seu veterinário a melhor opção para o seu coelho. 

Escolhendo o veterinário certo
É muito importante escolher um veterinário que pratique a castração de coelhos..Algumas questões que devem ser vfeitas na escolah do veterinário:
• Ele recomenda a vacinação contra VHD and Mixomatose?
• Ele castra regularmente coelhos de ambos os sexos?
• Os coelhos necessitam de cuidados especiais no dia da cirurgia. O veterinário usa "pads" mornos e fluidos terapêuticos aquecidos? Ele investiu em equipamentos de cirurgia e de monitoramento modernos para tornar a cirurgia mais segura?
• Ele dá analgésicos para aliviar a dor antes e após a operação de castração? Se ele não der, escolha um outro veterinário.
• Os coelhos são hospitalizados longe dos gatos, cachorros e ferrets?
Se você escolher um veterinário praticante, pergunte se ele castra coelhos.Muitos veterinários castram os machos, mas desde que o seu veterinário já tenha operado uma grande quantidade de coelhos, você deve escolher outro para castrar a sua fêmea.




Cuidados Pre-operatórios


Leve seu coelho ao veterinário antes da operação para verificar a sua saúde e discutir o procedimento. Pergunte se são necessários alguns exames de sangue antes da operação. Não mude a sua dieta na semana ou antes da operação. Os coelhos não podem vomitar, desta forma eles não precisam ficar em jejum antes da operação. Deve ser oferecido alimento e água antes da operação e logo depois que eles acordam. 




Cuidados Pós-operatórios


Seu coelho deve ser acordado, estar alerta e preferencialmente comendo quando você o receber depois da cirurgia. Lembre-se de verificar:
• Foram dados analgésicos ao coelho? Se não foram dados, exija algum.
• Quem deve ser contatado caso ocorra algum problema?
• Você necessita marcar uma nova consulta para check-up, ou para remover os pontos?
• Quantos dias o coelho deve descansar na sua casa? (usualmente 2 dias para machos e , 5 ou 6 para fêmeas)
Quando vc chegar em casa, coloque o coelho na sua gaiola desinfetada e com revestimento confortável ( exemplo: toalhas de cozinha) e banheiro e materiais limpos. Muitos veterinários usam técnicas especiais de sutura para prevenir a retirada dos pontos pelo coelho, mas os pontos devem ser veriifcados diariamente para ver se tem algum inchaço ou ruptura.
Os machos normalmente ficam em pé logo após a operação, mas as fêmeas podem ficar quietas por um dia ou mais. A coisa mais importante é manter o seu coelho comendo, ou o seu sistema digestivo pode bloquear ou parar. Os veterinários para tentar evitar esta complicação devem usar  analségicos para aliviar a dor e estimular o apetite, mas vc deve estar preparada para dar ao seu coelho os seus petiscos favoritos.
Normalmente funciona dar vegetais frescos. Se o seu coelho não comer até a manhã seguinte, após a operação, chame imediatamente o seu veterinário. Você também deve monitorar as fezes do coelho, se ele produz muito pouca ou nenhuma.
Fonte: Doces coelhos



4 comentários:

  1. Ola, gostaria do numero de um veterinário para castrar meus coelhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só conheço um de Sorocaba.... fale com algum vet da sua confiança e peça indicação de algum veterinário especialista em selvagens

      Excluir
  2. Olá , quanto custa em média castrar um coelho macho? E fêmea?

    ResponderExcluir